Trazer à tona o tema do suicídio, levando a sociedade a parar para pensar, discutir e falar a respeito é a proposta da Campanha do Setembro Amarelo. Unindo-se à campanha, a direção do Hospital Especializado Mário Leal promove no próximo dia 25, quarta-feira, a partir de 13h30min, uma roda de conversa sobre o tema, tendo como palestrantes integrantes da equipe multidiscipinar da unidade. Já no próximo dia 3 de outubro, às 9 horas, na área externa do hospital, acontece a I Feira de Saúde do HEML, com apresentação de números musicais, barracas de artesanato e lanches, palestras e bazar.
Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bahia foi o 2º estado da União com o maior crescimento nos casos de suicídio, enquanto um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo, publicado em 2019, aponta que entre 2006 e 2015, observou-se um crescimento de 24% nos casos de suicídios entre jovens de 10 a 19 anos nas capitais brasileiras, com Salvador aparecendo entre as seis capitais citadas.
No Brasil, a campanha do Setembro Amarelo foi criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de dar visibilidade à causa, no mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas.