Mais de 250 pesquisas científicas, sendo 21 no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), foram identificadas nas unidades da rede estadual entre 2017 e 2018. A informação é do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que foi o conferencista na abertura da VII Mostra Integrada de Pesquisa do HGCA, na manhã desta quinta-feira (26), em Feira de Santana.
Com o tema “Pesquisa Acadêmica na Bahia: avanços e desafios para o sistema público de saúde”, Vilas-Boas pontuou que a pesquisa em saúde é indispensável ao crescimento e desenvolvimento de povos e nações. “A pesquisa é ferramenta estratégica para tornar o sistema de saúde brasileiro mais eficiente e, consequentemente, permitir a elevação da qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário.
Ainda segundo o titular da pasta da Saúde, a Bahia tem objetivado alinhar as prioridades atuais de saúde com as atividades de pesquisa científica, por meio de oficinas de prioridades, onde a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apoia iniciativas em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e o Ministério da Saúde.
O encontro de abertura da VII Mostra Integrada de Pesquisa do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) teve como tema: Implementação dos resultados das pesquisas na Rede de Atenção à Saúde: desafios e estratégias e foi promovido pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGTES), em conjunto com o Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento (NUPED) do HGCA, em parceria com as instituições de ensino superior conveniadas ao hospital. Foram 93 trabalhos inscritos e 87 aprovados, dentro das seguintes áreas temáticas: Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar e Produção do Cuidado em Unidade Hospitalar. A mostra visa promover, incentivar e divulgar pesquisas realizadas e desenvolvidas no HGCA por professores, estudantes e trabalhadores desta unidade hospitalar.