O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participou nesta terça-feira (22) de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o objetivo de discutir a fila de cirurgias de joelho no estado.
O Governo do Estado anunciou medidas para redução das filas de cirurgias ortopédicas, a exemplo da descentralização de serviços e aquisição de 13 artroscópios. Os serviços serão ativados no Hospital Regional Costa do Cacau, Hospital Geral de Vitória da Conquista, Hospital Regional de Irecê, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, Hospital Geral do Oeste, Hospital Geral Prado Valadares e Hospital de Porto Seguro. Também foram instalados arcos cirúrgicos em todos os hospitais da rede estadual, além de hospitais municipais e filantrópicos, via recursos próprios e emendas parlamentares.
“Estamos trabalhando com a ampliação do volume de cirurgias, tanto em Salvador quanto no interior do estado, contratualizando serviços e trabalhando com registro de preços centralizado para oferecimento de materiais de síntese e de próteses. Com isso, esperamos, ainda em 2020, uma queda significativa do volume de pacientes na espera da regulação para as situações de urgência e que, com isso, possamos ter vagas em nossos hospitais para internar os pacientes eletivos”, afirmou Vilas-Boas.
No município de Vitória da Conquista, está em fase avançada a construção de um centro de traumatologia, com duas salas cirúrgicas e 70 leitos dedicados à especialidade. Há também obras para ampliação de equipamentos de todo o Estado que passarão a oferecer cirurgia ortopédica de alta complexidade, incluindo colocação de prótese.
Durante a reunião, o secretário ressaltou que as demandas da urgência e emergência dificultam a oferta de leitos para realização de cirurgias eletivas. Atualmente, cerca de 40% das internações hospitalares na Bahia são decorrentes de acidentes de trânsito.
“Nossa rede própria é pressionada pelo volume de internações da rede de urgência e emergência, o que significa que não consigo ter vaga para pacientes eletivos. Eu não tenho como bloquear o leito e negar para um paciente que foi vítima de acidente de carro”, pontuou.
12/03/2024 14:12
16/03/2022 13:44