Notícias /

Policlínica de Jequié comemora dois anos de funcionamento

13/12/2019 17:11

Contabilizando 118.700 atendimentos, a Policlínica Regional de Saúde de Jequié completa dois anos de funcionamento no próximo dia 22. As comemorações serão iniciadas domingo, dia 16, a partir de 9 horas, com apresentação da Orquestra de Cordas da Neojibá. Nos dias 21 e 22 próximos, a Policlínica funcionará, com uma programação que inclui um café da manhã (dia 21, sábado) e Mostra de Experiências.

A Policlínica de Jequié contempla pacientes de 26 municípios, disponibilizando consultas com especialistas, exames e procedimentos, incluindo pequenas cirurgias, a exemplo de vasectomia. A unidade, que integra o Consórcio Público Interfederativo de Saúde daquela região, possibilitou suprir a carência de exames como ecocardiografia transtorácica, teste de esforço, MAPA, holter e ultrassonografia com doppler, entre outros.

Para a diretora da unidade, Ignês Lopes, a unidade está alcançando grande número de pessoas que não tinham acesso a consultas e exames com especialistas, inclusive pacientes da zona rural, que estão tendo a oportunidade de acessar esses profissionais devido à disponibilidade de micro-ônibus que os transporta na ida e na volta ao município. Entre os serviços mais procurados, a diretora cita os exames de ultrassonografia.

POLICLÍNICAS

As policlínicas resultam de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. O Governo do Estado investe na construção e na aquisição de equipamentos e micro-ônibus, que no caso específico de Jequié foram R$ 22 milhões. Além disso, o Estado é responsável pelo custeio de 40% do gasto mensal e os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados de acordo com o número de habitantes.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, explica que o paciente encaminhado para a policlínica permanecerá em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica do município onde mora. “O objetivo é levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros urbanos em busca desses serviços”, destaca.

Além de Jequié, integram o consórcio: Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Ituruçu, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês, Ubatã.

NEOJIBÁ

A Orquestra de Cordas do Núcleo de Prática Musical Cidade do Sol do Neojibá foi criado em março de 2018 e atende cerca de 80 crianças e adolescentes do município de Jequié, promovendo atividades de prática coletiva de música com instrumentos de corda friccionados (violino, viola, violoncelo, contrabaixo), de Canto Coral e Iniciação Musical.

Notícias relacionadas