Nesta quinta-feira (12), cerca de 60 trabalhadores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lotados na Diretoria de Atenção Básica (DAB), Núcleos Regionais de Saúde e Bases Operacionais de Saúde se reuniram com o objetivo de avaliar as ações de 2019 e discutir a Atenção Básica no contexto do novo Financiamento.
O encontro efetivou o movimento de disparar o processo avaliativo no ciclo do planejamento DAB/SESAB, apontando as potências, fragilidades vivenciadas e necessidades para 2020. Além disso, colocou em discussão o Novo Financiamento da Atenção Primária em Saúde, com base na Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, na perspectiva de alinhamentos e orientações aos municípios.
Lana Moraes, técnica do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste/Região de Saúde de Itaberaba, considerou como importante esse tipo de espaço. “Dia extremamente produtivo, que nos fortalece para iniciarmos 2020 cientes dos desafios, unidos e militantes em defesa de uma atenção primária com princípios e diretrizes que resistam à adversidade com toda garra e determinação”, avalia a técnica.
O diretor de Atenção Básica, José Cristiano Soster, analisa que o maior desafio para os gestores neste primeiro momento é “coordenar as equipes para que realizem o cadastro ‘Válido’ nas áreas descobertas assistencialmente, registrar e transmiti-lo de forma adequada, bem como a produção assistencial para alcançarem as metas da avaliação por desempenho” pontua o diretor, já que esse é um dos indicadores do pagamento por desempenho no novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Fonte: DAB