Para chamar atenção sobre o lúpus, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT do Hospital Regional de Juazeiro, em parceria com a Associação de Amigos e pessoas com lúpus realizou, essa semana, no auditório da unidade um ciclo de palestras.
A atividade teve como objetivo conscientizar o público sobre os hábitos de vida, alimentação, de prevenção de doenças infecciosas que podem agravar o lúpus, além de criar e manter uma rede de apoio.
A palestrante Fabiana Bezerra, psicóloga, mestre em educação pela UNEB e presidente da Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco informou que o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença que acomete milhares de brasileiros.
“A causa do lúpus não é conhecida, mas a literatura médica indica que fatores de origem genética e hormonal podem contribuir para o aparecimento da doença”, explica a psicóloga, acrescentando que quando isso acontece, a pessoa sofre com alterações do sistema imunológico, como a produção de anticorpos, que sofre um desequilíbrio, podendo causar lesões na pele, que surgem em 80% dos casos, inflamação nas articulações, presente em mais de 90% dos pacientes, rins e outros órgãos.
A alimentação saudável, enfatiza a psicóloga, é fundamental para todos, sejam pessoas saudáveis ou portadoras de alguma doença. “Nas doenças crônicas isso passa a ser ainda mais importante, mas isso não é sinônimo de uma dieta específica ou restritiva”, pondera. O diagnóstico é feito com a avaliação clínica de um reumatologista, que pode solicitar exames complementares, como de sangue e urina, que auxiliam também na definição da fase da doença.
Brasil – O lúpus não possui um grupo de risco específico, porém é mais comum em mulheres, principalmente entre os 20 e 45 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a estimativa é que no Brasil existam cerca de 65 mil pessoas com a doença. Esse alto índice faz com que a doença não se configure como um caso raro, e a medicina investe constantemente em avanços que proporcionem qualidade de vida aos portadores de lúpus.
Ascom do HRJ
18/11/2024 17:21
14/11/2024 09:57