Na última sexta-feira (06), o Hospital Regional Deputado Luis Eduardo Magalhães (HRDLEM) realizou a captação de múltiplos órgãos para doação. Há uma semana, a unidade já tinha feito a captação de córneas.
Dessa vez, o paciente vítima de Acidente Vascular Cerebral, após constatação da morte encefálica, pôde doar rins, fígado e córnea, que foram encaminhados para a Central de Transplantes do Estado, onde serão realizados testes laboratoriais para confirmar a compatibilidade com os receptores, com base nos critérios como tempo de espera e urgência.
O procedimento foi realizado em conjunto pela equipe multidisciplinar da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), OPO Extremo Sul e equipe médica de Salvador, juntamente com a Força Aérea Brasileira e foi concluído com êxito graças ao esforço e trabalho de cada um dos envolvidos.
Desde o ano passado a Bahia vem registrando aumento no número de Transplantes. Esse ano de 2020, somente no mês de janeiro, foram contabilizadas 26 doações de múltiplos órgãos e 64 de córneas, possibilitando a realização de 50 transplantes de rim, oito de fígado e 67 de córneas, reflexo dos investimentos que oferecem mais agilidade nos procedimentos.
O HRDLEM acompanha o ritmo do estado e continua investindo em capacitação das equipes para diagnóstico de morte encefálica, além da conscientização para incentivar o processo de doação. “A falta de informação e o preconceito ainda são fatores que limitam o número de doações, o que impede que muitas vidas sejam salvas. Por isso parabenizamos a todos os envolvidos em mais essa ação que esclarece as dúvidas dos familiares e possibilita que a captação ocorra. Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade que sempre iremos apoiar”, destacou a diretora geral do hospital, Thaís Fraga.
Fonte: HRDLEM