O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) desenvolveu, através do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da unidade, um fluxo exclusivo para atendimento de pacientes com casos suspeitos do novo coronavírus.
De acordo com o diretor técnico do HRSAJ, Antônio Carlos Neto, a equipe multiprofissional adotará as condutas adequadas conforme os graus de complexidade apresentados por cada paciente, os quais podem ser de leve, média ou alta complexidade.
Nas últimas semanas, os profissionais da assistência e apoio têm participado de capacitações e atualizações que incluem desde cuidados com a higienização das mãos e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ao fluxograma de atendimento ao colaborador com sintomas respiratórios.
Processos de desinfecção e esterilização de equipamentos, notificações compulsórias, coleta de exames, manejo de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar também vêm sendo aprimorados na unidade, em acordo com protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Quando procurar um hospital
Em casos de sintomas como coriza e febre, as autoridades recomendam ficar em casa, em observação. Caso tenha sintoma de coriza, febre e tosse, por sua vez, o indicado é se dirigir a uma unidade de saúde do bairro. A procura de um hospital é indicada caso o paciente apresente sintoma de coriza, febre, tosse e falta de ar.
Ficar em casa e seguir as recomendações de higiene e etiqueta respiratória permanecem como as principais formas de reduzir o contágio com o novo coronavírus. Mais informações podem ser obtidas através do Tele Coronavírus: 155.
Ascom do HRSAJ