Com o tema “metástase cerebral”, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará, desde a última sexta-feira (8), sessão científica de neurocirurgia online. A ação – que, antes da pandemia da Covid-19, ocorria de maneira presencial – volta a acontecer todas as sextas-feiras, às 7h, pelo aplicativo de videoconferência Zoom.
Os encontros, de acordo com o neurocirurgião Leonardo Avellar – coordenador do serviço de neurocirurgia e da residência de neurocirurgia do HGRS -, têm objetivo de discutir os casos atendidos pela neurocirurgia na instituição. Embora sejam voltadas, obrigatoriamente, para os residentes da especialidade, as sessões científicas são abertas para outros médicos, estudantes e demais profissionais de saúde.
Nesta sexta-feira, a aula será conduzida pela residente de neurocirurgia Mayra Medeiros. Interessados em participam podem acessar a reunião pelo link https://bit.ly/SessaoNCRHGRS1.
As próximas aulas serão divulgadas, com antecedência, por meio das redes sociais oficiais do HGRS (@hospitalrobertosantos, no Facebook e Instagram). Informações adicionais também poderão ser obtidas por estes canais.
Atendimento online
Desde o início da quarentena, o Hospital Geral Roberto Santos passou a oferecer teleconsultas para as diversas especialidades do seu ambulatório. A assistência online – em consonância com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Ministério da Saúde (MS) – é direcionada para pacientes que já são atendidos na instituição. Nesse âmbito, os médicos podem emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico.
Além do atendimento ambulatorial, as unidades de terapia intensiva da instituição também se readequaram devido à pandemia. Com a suspensão de visitas presenciais nas UTIs do Hospital Roberto Santos, por exemplo, as equipes passaram a promover “visitas virtuais” para confortar os pacientes.