Notícias /

Neps realiza live sobre prevenção em tempos de pandemia

20/05/2020 16:32

O Núcleo de Estudos e Prevenção do Suicídio (NEPS), dando continuidade ao ciclo de lives sobre Prevenção ao Suicídio em Tempos de Pandemia, realiza amanhã (21), a partir de 20 horas, palestra sobre o tema As relações de família coabitando o mesmo espaço em tempos de isolamento social e “prisão domiciliar”. O evento, coordenado por Cintia Mesquita, do NEPS, terá como palestrante o psicólogo Roberto Alves, também do Núcleo. A atividade pode ser acompanhada pelo perfil no instagram @nepsprevencaosuicidio.

A psicóloga Soraya Carvalho, coordenadora do NEPS, explica que a atividade faz parte do projeto ‘A prevenção do suicídio em tempos de pandemia’, e adianta que “não iremos sair dessa pandemia da mesma forma que entramos, por isso é muito importante discutir as estratégias, principalmente para aquelas pessoas que já estão comprometidas emocionalmente”. Durante a live, os internautas poderão interagir, por meio dos comentários.

NEPS

Parte do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave), o NEPS é referência nacional no acompanhamento psicológico a pacientes que tentaram o suicídio, assim que se inicia a internação hospitalar, começando na Emergência, estendendo-se às enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva, bem como após a alta, por meio do tratamento ambulatorial, que perdura o tempo que os profissionais responsáveis julgarem necessário.

A equipe do núcleo é formada por enfermeira, psicólogas, terapeutas ocupacionais, psiquiatras e estagiários de Psicologia, que atende pacientes de todas as idades. O acesso ao serviço se dá através de demanda espontânea ou por casos de tentativa de suicídio identificados na emergência do Hospital Geral Roberto Santos.

As atividades do núcleo foram iniciadas em 1991 e atualmente, segundo a psicóloga, “somos referência na Bahia e também estamos exportando o modelo para outros centros no Brasil, pois somos pioneiros no país”. As ações do núcleo incluem orientação aos pacientes e familiares, e também a preparação de equipes de saúde.

Notícias relacionadas