Notícias /

Vilas-Boas apresenta ações contra Covid-19 para entidades médicas

22/05/2020 11:58

As ações desenvolvidas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) no combate ao novo Coronavírus foram apresentadas pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a representantes do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), Associação Bahiana de Medicina (ABM) e Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindmed). O encontro foi realizado nesta quinta-feira (21).

Aos representantes das entidades médicas, Fábio Vilas-Boas expôs um panorama da Covid-19 no estado. Na reunião ainda foram discutidas formas de melhorar, ainda mais, a assistência aos pacientes, bem como estratégias para aperfeiçoar o fluxo de trabalho. O Secretário ainda apresentou o projeto de lei que garante aos profissionais de saúde atuantes em unidades Covid-19 um auxilio para perda de renda no valor de até 30 mil reais e de até 30 vezes o valor da remuneração em caso de óbito.

“Temos ainda dificuldade na contratação de médicos para ampliar a rede de atendimento, mas estamos conseguindo um bom retorno com o apoio das entidades médicas. Nosso objetivo é buscar soluções para mitigar toda e qualquer dificuldade que impeça a garantia da assistência em toda a Bahia”, pontuou Fábio Vilas-Boas.

Para o presidente da ABM, Robson Moura, que participou do encontro via videochamada, a reunião foi extremamente positiva. “Poderemos informar à comunidade médica o que está sendo feito na Bahia diante da pandemia. Além disso, trazemos as demandas de nossos colegas médicos”, afirmou. Ele ainda parabenizou o governo pela proposta do projeto de lei. “Dá uma segurança ao profissional e a sua família”, disse.

O diretor de Defesa Profissional da ABM, Cesar Neves, também classificou como positivo o encontro. “A aproximação das entidades com a Sesab é importante. Discutimos questões da categoria além de propor soluções em conjunto”, afirmou. Ele também parabenizou o projeto de lei que trata do auxilio para perda de renda.

Segundo a presidente do Cremeb, Tereza Maltez, as entidades médicas estão dispostas a contribuir com a Sesab nas medidas para enfrentar este momento. “É importante que acompanhemos o planejamento das ações adotadas”, pontuou. Ela ainda destacou que o projeto de lei deve incentivar que mais profissionais se disponibilizem pata atuarem na linha de frente da assistência.

A diretora de Comunicação e Imprensa do Sindimed, Clarice Saba, também participou do encontro.