Reaberto como um Centro de Tratamento Covid-19, no último dia 22 de abril, o Hospital Espanhol completou três meses de funcionamento. A diretoria reuniu seus colaboradores para agradecer a todos pela doação, dedicação e empenho, na realização de um trabalho tão nobre que já proporcionou a cura de mais de 650 vidas.
O encontro, ao pôr do sol, ocorreu na balaustrada superior interna da unidade, com vista para a Baía de Todos os Santos. Foi um final de tarde muito especial com dois acontecimentos marcantes para celebrar a data: o lançamento do “A Música Une”, um projeto de profissionais do hospital que se apresentam em uma banda musical, na área externa da unidade, a cada 15 dias, para os colegas; e a entrega do “Certificado Obrigado”, para 121 colaboradores que, naquele momento, representaram todos os colegas que trabalham juntos, desde a abertura do Hospital Espanhol. Não é tarefa fácil manter uma equipe permanente e coesa, na linha de frente de um Hospital de Campanha, diante dos agravantes de uma pandemia.
O obrigado simbolizado em um certificado
“Este Hospital ficou mais de cinco anos fechado. Foi difícil deixar tudo pronto para recebermos o primeiro paciente, com tudo funcionando. A participação de todos foi fundamental. Trabalhamos muito para deixar a casa arrumada para o nosso maior propósito que é o nosso paciente. Este é um momento de descontração, mas também é o momento de agradecer a cada um de vocês por participar desta história, em que escrevemos um capítulo a cada dia, a cada plantão. A você, herói da saúde, colaborador do Hospital Espanhol, o nosso muito obrigado”. Com esta mensagem, a médica Thayse Barreto, diretora geral, recebeu os colaboradores presentes à homenagem e depois chamou um a um para entrega do certificado.
Aline Luquine, coordenadora do Serviço de Nutrição foi a primeira a ser chamada para receber o seu “Obrigado”, simbolizado num certificado. “A gente está aqui batalhando, desde o início. E ver que tudo funcionou, que tudo deu certo e continua a dar, é muito gratificante. E o reconhecimento pelos esforços é motivante”, comentou, sob aplausos dos colegas.
Também da equipe da Nutrição, a copeira Sueli Sampaio não conteve a emoção ao receber o seu Certificado. “Eu estou emocionada com este reconhecimento. Porque foi muita luta. Quando a gente chegou aqui, com o hospital todo fechado, todo acabado, pegamos lá de baixo, do pesado. Limpamos e arrumamos tudo, para ficar como ficou. Que felicidade eu estou sentindo… nunca tinha recebido uma homenagem, pelo meu trabalho”, externou.
Depois da entrega dos Certificados ao time dos três meses, a turma do A Música Une assumiu os microfones e fez um som, de MPB ao arrocha, para os heróis da saúde relaxarem por um momento e com merecimento, mesmo estando no seu campo de batalha contra a Covid-19.
Ascom Hospital Espanhol