“Medicamentos: da automedicação à intoxicação” é o tema da live que acontece na próxima segunda-feira, dia 10, às 19 horas, dando continuidade à programação comemorativa dos 40 de fundação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia – CIATox-BA (Centro de Informações Antiveneno\(Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado. As atividades, iniciadas na última segunda-feira da 3, terá uma série de lives e uma webinar, intitulada “Intoxicações no Período de Pandemia”. O centro, cuja data de inauguração foi 30 de agosto, completa 40 anos contabilizando mais de 213 mil atendimentos de exposição humana a agentes tóxicos.
Contando com uma equipe multiprofissional, com biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, psicólogo e terapeutas ocupacionais, o CIATox-BA é o único serviço do gênero no estado. Por estar localizado em um hospital geral, o Roberto Santos, a equipe do serviço mantém sua expertise, propiciando um atendimento especializado e embasado no conhecimento prático, sendo um centro de informação e assistência toxicológica de referência para o país, considerado modelo pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para os países em desenvolvimento.
PROGRAMAÇÃO
A programação alusiva aos 40 anos do centro terá continuidade no dia 17, com abordagem do tema “Acidente por Animais Peçonhentos: ações de controle de acidentes, medidas preventivas e primeiros socorros”. No dia 24, será abordada “A Intoxicação por Agrotóxicos: da lavoura até a mesa do consumidor”, sempre no mesmo horário (19 horas).
A Webinar sobre o tema “40 anos do CIAVE-BA à Serviço da Vida”, no dia 31, às 19 horas, terá a participação dos ex-diretores do serviço, Daisy Schwab e Daniel Rebouças, além de outros convidados. Finalizando a programação, no dia 14 de setembro será realizada live sobre “Intoxicação por Produtos de Limpeza Doméstica e a Pandemia”.
A programação tem como público alvo a população em geral, e o acesso se dará através do link https:\\bit.ly\ciave40anos
04/12/2024 17:16
04/12/2024 15:26