Notícias /

Ciave: comemoração dos 40 anos será encerrada segunda-feira

11/09/2020 12:00

“Intoxicação por produtos de limpeza doméstica e a pandemia” é o tema de live que marcará o encerramento da programação comemorativa aos 40 de fundação do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia – CIATox-BA (Centro de Informações Antiveneno\(Ciave), órgão da Secretaria da Saúde do Estado. Em tempos de pandemia do coronavirus, quando produtos de limpeza têm sido utilizados com muita frequência, o tema reveste-se de grande importância, a fim de que sejam observados os cuidados necessários na utilização dos mesmos.

A atividade acontecerá na próxima segunda feira-feira, dia 14, a partir de 19 horas, com acesso através do link http://bit.ly/ciave 40anos. A programação do aniversário de fundação do centro foi iniciada no dia 3 de agosto, e teve uma série de lives, intitulada “CiaTox-Ba, 40 anos a serviço da vida”. Foram enfocados, entre outros temas, “Breve contextualização histórica dos Centros Antiveneno: da Europa à América Latina”, “A importância dos CIAtox para a Saúde Pública”, “A intoxicação na tentativa de suicídio” e “Intoxicação por agrotóxicos: da lavoura à mesa do consumidor”.

O centro, foi cuja data de inauguração foi 30 de agosto, contabiliza mais de 213 mil atendimentos de exposição humana a agentes tóxicos. Contando com uma equipe multiprofissional, com biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, psicólogo e terapeutas ocupacionais, o CIATox-BA é o único serviço do gênero no estado. Por estar localizado em um hospital geral, o Roberto Santos, a equipe do serviço mantém sua expertise, propiciando um atendimento especializado e embasado no conhecimento prático, sendo um centro de informação e assistência toxicológica de referência para o país, considerado modelo pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para os países em desenvolvimento.

No serviço, durante o ano passado, foram atendidos 9.702 casos de exposição humana a agentes tóxicos. Esse ano, até agora foram registrados 4.844 atendimentos de casos de intoxicação por diferentes agentes, com maior incidência por animais peçonhentos (2.821), medicamentos (817), animais não peçonhentos (180), agrotóxicos (164), produtos domissanitários (155), produtos químicos (139) e raticidas (82).

Notícias relacionadas