O novo coronavírus transformou a vida de muitas pessoas e também a forma de nos comunicar. Nas unidades que atendem pacientes com Covid-19 o distanciamento dos familiares durante o período de internamento gera muita dor e sofrimento. E, para minimizar esse sentimento, o Hospital de campanha da Arena Fonte Nova implantou o serviço de videochamadas.
De acordo com a psicóloga da unidade Camila Santos “a videochamada é uma intervenção terapêutica que visa aproximar o paciente hospitalizado de sua rede de apoio, mantendo assim o vínculo afetivo entre ambos e funcionando ainda como recurso auxiliar para o paciente e familiares durante o período da internação”. Ela também ressalta que além do contato com o paciente a videochamada ajuda a reduzir o estresse tanto do paciente quanto de seus familiares, auxilia na resolução de questões práticas do dia a dia que são interrompidas diante da hospitalização, além de auxiliar na elaboração emocional dos sentimentos inerentes ao processo de adoecimento e internação principalmente no contexto de isolamento necessário pelo COVID-19.
Para a realização da visita virtual alguns critérios precisam ser atendidos. O paciente precisa estar estável, interesse dos familiares e paciente, organização emocional dos envolvidos e aval da equipe multidisciplinar. As chamadas são realizadas todos os dias da semana, pela manhã, tarde ou noite. “Entramos em contato, previamente com os familiares, para se organizarem. Logo então realizamos a chamada, conforme a vontade dos mesmos”, explica a assistente social da unidade Cristina Monteiro.
O Hospital de campanha Arena Fonte Nova, destinado exclusivamente para o tratamento de pacientes com Covid-19 foi implantado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e é administrado pela Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS).
Ascom da Arena Fonte Nova