Notícias /

Mãe trigêmea dá à luz no dia do próprio aniversário e Maternidade de Camaçari celebra com festa surpresa

29/11/2024 16:37

A última quinta-feira (28) foi marcada por uma comemoração especial na Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Moradora de Dias D’avila, a dona de casa Susana Aragão foi acolhida na unidade e deu à luz a Bernardo, que nasceu com 4,7 kg após uma cesárea. Mas, a mamãe de primeira viagem celebrou não apenas o nascimento de seu bebê, já que 28 de novembro também é o dia de seu próprio aniversário e de suas duas irmãs.

Ao descobrir que Susana é trigêmea, a equipe multidisciplinar da maternidade se mobilizou para organizar uma surpresa que reunisse as irmãs, o recém-nascido e outros familiares. O gesto transformou o ambiente hospitalar em um cenário de celebração e afeto.

“Foi uma surpresa linda, fui surpreendida com um bolinho por essa equipe maravilhosa que me acolheu desde que dei entrada na maternidade, especialmente nesse momento tão único da minha vida”, afirmou Susana, emocionada.

Para a maternidade, ações como essa representam o compromisso com o bem-estar não apenas físico, mas emocional das famílias atendidas. “Cuidar vai além dos procedimentos clínicos. Aqui, procuramos enxergar as pessoas em toda a sua singularidade e criar momentos que as façam se sentir acolhidas”, comentou a diretora da MRC, Gisélia Pinheiro.

Referência em humanização

Atendendo tanto por regulação quanto por demanda espontânea, sempre oferecendo os serviços de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade se destaca pelo compromisso com a humanização do atendimento, respeitando as escolhas das mulheres, apoiando o parto normal e proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para as gestantes e suas famílias.

Com uma estrutura moderna e equipada, a Maternidade de Camaçari dispõe de 107 leitos que atendem a diferentes necessidades, desde partos de risco habitual até os de alto risco, oferecendo ainda 56 leitos de obstetrícia, 8 para gestação de alto risco, além de leitos dedicados à neonatologia, cirurgia ginecológica e plástica, UTI neonatal e unidades de cuidados intermediários (UCI), incluindo o modelo Canguru, que favorece o contato entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo afetivo e o desenvolvimento do recém-nascido.

Notícias relacionadas