A experiência do estado do Ceará, pioneiro na implantação dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, foi apresentada na manhã de hoje (29) pelo secretário executivo do Consórcio Interfederativo da região de Maracanaú, Bruno Elói, para gestores, profissionais e colaboradores dos Consórcios, Policlínicas e e reguladores municipais do estado da Bahia. durante reunião do Programa Estadual de Qualificação da Gestão Consorciada (PEQGC), realizada no auditório da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Conforme Elói, a ideia dos consórcios começou em 2006, “quando a palavra de ordem era a regionalização”.
Ainda segundo Elói, o modelo de gestão dos consórcios possibilita, de fato, alcançar a regionalização dos serviços de saúde. O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueiredo, afirmou que o PEQGC é muito importante, que possibilita que os participantes possam trocar experiências e construir um padrão, desde o controle de recursos, a assistência e a qualificação da gestão consorciada.
PEQGC
O Programa Estadual de Qualificação da Gestão Consorciada é voltado para os Consórcios Públicos Implantados, tanto às equipes das unidades de saúde por eles administradas, quanto às equipes de saúde por eles administradas. O Programa foi iniciado em 2019 e está em sua quinta edição, não sendo realizado em 2020, por causa da pandemia do coronavírus. De 2019 até esse ano foram qualificados cerca de 2 mil profissionais. A partir de 2023 vem sendo também realizado o PEQGC Itinerante, ofertada para profissionais das Policlínicas.
A integração, colaboração técnica e uniformização das atividades administrativas, fluxos de trabalho e gestão dos recursos públicos, de modo a assegurar a eficiência da Administração Pública é o foco do Programa, regulamentado através de Portaria nº 713, de julho de 2023, que instituiu a equipe gestora, atribuições e diretrizes do Programa.
A Bahia tem 24 Consórcios implantados, com 24 Policlínicas consorciadas. Os consórcios de saúde são estruturas jurídicas que reúnem diversas prefeituras de regiões afins para viabilizar a manutenção das policlínicas de saúde. Com a realização do PEQGC pode-se observar uma melhoria no trabalho desempenhado por cada Consórcio, contribuindo para a qualificação dos processos administrativos e fluxos de trabalho, evitando retrabalhos e gerando otimização dos recursos e economicidade.
02/12/2024 11:23
30/11/2024 18:31